25 abril 2007

"Câmara de ar"

Existe algo como uma câmara de ar nas relações entre as pessoas. Essa câmara de ar ou tolerância, chame-se-lhe o que quiser, é o que diferencia as relações que temos com cada uma das pessoas que nos rodeia.
Funciona de duas maneiras: por um lado é maior quanto maior é a amizade ou intimidade, que no fundo acaba por ser o mesmo, que nos une a essa pessoa. Um amigo de verdade diz-nos "vai-te foder" ou "deixa-te de merdas" e isso não nos ofende. Temos câmara de ar para ouvir coisas e aceitar comportamentos que, porque gostamos deles e sabemos que eles gostam de nós, não toleraríamos a outra qualquer pessoa que conhecemos só de "olá tudo bem".
O outro tipo de funcionamento da câmara de ar é aparentemente o oposto do primeiro. Quanto mais próxima nos é uma pessoa mais fácil é deixarmo-nos magoar por ela. Coisas que vindas de um "conhecido" não nos afectam minimamente, vindas de um amigo de verdade podem magoar-nos de uma maneira profunda. Exemplos disso são o esquecimento de um aniversário, um email não respondido, um telefonema prometido que nunca aconteceu. Como diria Tom Zé, tem de ser "bem de leve pra não perdoar".
Quanto mais penso sobre o tema mais sinto que as relações interpessoais são incrivelmente complexas, e ao mesmo tempo tão simples.
Sei quem são os meus amigos. Sei que eles também o sabem. Para eles tenho uma câmara de ar á prova de furo. A vida de hoje é mais rápida, mais efémera, mais propícia a esquecer os amigos que estão longe. Existem muitas coisas para fazer, muitas distracções, actividades, etc.
Contudo, como diziam os Queen, "Friends Will Be Friends". Que me perdoem os meus amigos a quem não escrevo regularmente, com quem não falo regularmente. Não tenho desculpa para isso... Só o conforto de saber que da próxima vez que falarmos será como se tivessem passado apenas 10 minutos. Quero que saibam que estejam em Beringel, Beja, Lisboa, Porto, Braga, Vizela, Ponta Delgada, Coimbra, Londres, Madrid, Barcelona, Tokio, Timor, Avignon, Vancouver, Cracóvia, Varkaaus... ou seja onde for, trago-vos sempre comigo.

2 comentários:

Unknown disse...

acho que tudo gira em torno do ar!!
eu diria mesmo que, mais que uma câmara de ar, é preciso CAIXA d'AR...Quando tens que engolir aqueles sapos, aqueles que só os amigos que fazem engolir, é preciso encher o peito(ganhar caixa d'ar)...respirar fundo e nesse momento sabes que o pior já passou! Tudo passa pel quantidade de ar...

Afinal..."Friends will be friends..." mesmo quando te falta o ar...

Bejitos

Lena disse...

Sim, eu uso FF friends forever, obrigado e ca te espero em Cracovia para uma visita!
Beijos, Lena
Parabens pelo blog